A Idade Madura

A meia-idade é a fase ideal para se transformar tudo o que era puro potencial em poder pleno.

É um ciclo de amadurecimento espiritual, propício à busca da essência e ao encontro com a verdade. Não uma verdade distante, não uma verdade dos outros, mas uma verdade de dentro. A maturidade deixa-nos mais próximas do nosso mestre interno, a grande fonte do poder real. Quando acedemos a esse mestre interno, conquistamos a espontaneidade, ganhamos coragem e energia suficientes para fazer o que quisermos. Isso sim é poder.

 A mulher, em geral tão presa à própria aparência e tão identificada às suas funções biológicas, faz essa passagem com grande desconforto e vai precisar muito de entender a menopausa não como perda, mas como marco evolutivo.

É comum a mulher de meia-idade sentir-se frágil e angustiada, quando tem tudo para se sentir pronta a abraçar os desafios de outra etapa da existência. Tradições antigas, como as de povos indígenas e culturas orientais, sempre respeitaram a experiência e o poder das mais velhas.

O mundo de hoje, ao contrário, trata a aparência como se fosse essência e valoriza um padrão de beleza cada vez mais desumano, feito de rostos e corpos plastificados, robóticos, sem marcas.

A mulher madura precisa deslocar o seu ponto de referência do mundo externo para o mundo interno. É assim que começa a viagem em busca do poder. Não o poder para controlar e dominar os outros, mas o poder sobre si mesma, o único poder real, o único que interessa à mulher sábia.

Ir para dentro significa não se identificar tanto com as mudanças no espelho. Significa libertar-se da necessidade de aprovação alheia, compreendendo que as transformações do corpo são só uma parte de todo o processo.

A meia-idade é a etapa em que a vida conspira para que a mulher se livre de papéis, máscaras e se dê ao luxo de, finalmente, ser autêntica.

O envelhecimento é normal, é preciso abraçá-lo como consequência da vida. A vida humana segue a natureza. Como as estações do ano, é preciso saber, no verão, que o outono e o inverno vão chegar.

excerto adapatado do livro: “A idade do poder – transformação, saúde e beleza para a mulher” Márcia De Luca

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *